15.3.05

Livros Lidos

O Código Da Vinci-D.B.

Depois de tanto barulho por este livro,a ex-esposa do patrão da minha tia emprestou para ela O Código Da Vinci,mas quem leu fui eu.
Muito barulho por nada,perdoem o trocadilho.
Curador do Museu do Louvre é assassinado por entidade religiosa,querendo possuir o maior segredo do mundo.

Antes de morrer,ele deixa uma mensagem criptografada envolvendo o nome do famoso historiador Robert Langdon e nisso também envolve sua neta e criptógrafa francesa Sophie Neveu.Nisso,os dois iniciam uma fuga da polícia e uma busca para desvendar os segredos mais secretos ever !

Envolve-se (como o título já sugere) Leonardo Da Vinci,com seus quadros repletos de símbolos misteriosos.

Longo demais e muito previsível,a história se desenrola com aspecto de Scooby Doo.
O que interessa mesmo são as informações curiosas (e,segundo o autor,Dan Brown,verdadeiras) que são reveladas no decorrer do livro.
Se eu fosse você assistiria o filme,que já tem Tom Hanks como Robert Langdon e Audrey Tautou como Sophie Neveu,e direção do hollywoodiano Ron Howard.


Os Sete-A.V.

André Vianco escreve essa promissa de livro de terror com cara de roteiro de cinema teen.Exageradamente longo e quase nada assustador,o autor se perde nos detalhes e nas histórias intercaladas,gerando sono ao invés de susto.

Na história,dois amigos de Amarração (Sul) que,curtindo um mergulho,encontram uma caravela portuguesa enterrada no fundo do mar.Com a ajuda da amiga de Porto Alegre,e seus outros amigos historiadores,a caravela é emergida e nela encontra-se uma caixa de prata com os seguintes nomes gravados:Inverno,Acordador,Lobo,Espelho,Gentil,Tempestade e Sétimo.
Graças a Eliana,que se corta e sangra,o líquido vermelho cai sobre Inverno,que acorda disposto de vingança e acordar seus malditos amigos.

O final é tosco e faz você comprar a continuação,Sétimo,mas como não tive curiosidade,não hei de comprar.



Alice no País das Maravilhas-L.C.

A história todo mundo já conhece:menina segue coelho vestido e devidamente atrasado.Entrando na toca do coelho branco,Alice se depara num mundo de maravilhas,criaturas psicodélicas,diversão e muito,mas muito duplo sentido,envolvendo-se em filosofias pensantes !

Lendo o livro,você desconfia que o mesmo seja voltado para o público infantil,com o absurdo de duplo sentido envolvendo Alice.
O livro é curto e bem divertido,faz você pensar.

Um dos trechos que mais gostei:

"Vou lhe contar a minha história",disse a Tartaruga Falsa num tom grave e abafado."Sentem-se,vocês dois,e não digam nada enquanto eu não tiver terminado."...Alice pensou consigo mesma:"Não sei como é que ela vai terminar a história, se não a começa."...
"Antigamente",disse a Tartaruga Falsa por fim, com um profundo suspiro,"eu era uma Tartaruga verdadeira."


Lewis Carroll (1832-1898) gostava de fotografar meninas de 8 a 12 anos e fez esta obra prima para uma garota em especial,Alice.


O Guia dos Mochileiros da Galáxia-D.A.

Hilário,inteligente e repleto de humor negro.
Douglas Adams é um gênio;começou com "O Guia..." num programa de rádio,passou por mini-série televisiva e acabou escrevendo essa obra-prima do humor inglês.

Arthur Dent é um cara normal,que numa quinta feira,sua casa é demolida,seu melhor amigo revela-se extraterrestre e seu planeta também é demolido.Isso mesmo,a Terra deixa de existir,graças a uma rodovia intergaláctica que estava sendo construída.Destaque para o depressivo robô Marvin.
O livro mistura física quântica,muito humor negro e uma originalidade assustadora !

Numa determinada parte descobrimos porque a Terra existia e também a Resposta à Questão da Vida,o Universo e Tudo o Mais.
A resposta é 42.Mas seria essa a pergunta ?
O filme estréia ainda nesse ano.E o trailer também é hilário.


Othello-W.S.

Ciúmes sem razão verdadeira,essa é a história de Othello de William Shakespeare,conhecida mundialmente.

Othello casa-se com Desdemôna,e passa o cargo de tenente para Miguel Cássio,nisso Iago,corroído por sua inveja e desprezo por Othello e Cássio,começa a fazer a cabeça do mouro,colocando pensamentos e coincidências para que este sinta ciúmes por Desdemôna.
Com um final surpreendente e emocionante,Shakespeare é realmente um gênio,o primeiro de muitos que irei ler do mais famoso autor.

Uma das melhores frases :
"Se a terra pudesse proliferar com as lágrimas das mulheres cada gota que caísse se transformaria em um crocodilo."
Othello


A Mulher Mais Linda da Cidade e outras histórias-C.B.

Viny me emprestou esse pocket book com contos diversos escritos pelo velho,tarado e bêbado Charles Bukwoski.

Com uma linguagem nua e crua,muito verdadeira,Buk ama e cospe em Los Angeles,principalmente Hollywood.
Contos envolvendo sempre bebidas,sexo,putaria e verdades,constroem esse surpreendente livro.

Destaque para os contos:A mulher mais linda da cidade,Kid Foguete no matadouro,O Assassinato de Ramon Vasquez,Curra!,Curra!,Dei um tiro num cara lá em Reno,O Hospício a leste de Hollywood,entre outros.

De A Mulher Mais Linda da Cidade :
-Por que é que faz tanta questão de esculhambar o teu rosto ? - perguntei. - Quando vai se conformar com a idéia de ser bonita ?
-Quando as pessoas pararem de pensar que é a única coisa que eu sou.Beleza não vale nada e depois não dura.Você nem sabe a sorte que tem de ser feio.Assim,quando alguém simpatiza contigo,já sabe que é por outra razão.
Essa frase me cai perfeitamente.

Agora estou lendo O Iluminado,de Stephen King,que a Rê me emprestou.
Mas terei que interromper a leitura para ler Os Sertões (Euclides da Cunha),Macunaíma(Mário de Andrade) e Contos da Belazartes (também de Mário de Andrade);todos para a escola.

Nenhum comentário:

Anteriormente