7.3.05

O Aviador

Glamouroso,charmoso e espetacular.
Scorcese está mais clean.

O Leonardo DiCaprio de "Gangues de NY" é o mesmo Leonardo DiCaprio de "O Aviador" ?
Não pode ser!
Acreditem,gostei de Leonardo DiCaprio !
Que atuação esplêndida,a melhor de sua carreira;encarnando Howard Hughes,famoso por seu filme mais caro (Hell's Angel),aviões gigantescos,casos amorosos com celebridades e sua TOC (transtorno obsessivo-compulsivo).
Todo o casting está ok,mas destaque merecido para Cate Blanchett (Katherine Hepburn) e Alan Alda (Senador Brewster).

O filme começa com Howard dirigindo o favorito de Martin Scorcese: Hell's Angels,no final da década de 20,Howard exibe todo seu perfeccionismo tentando filmar as cenas de aviões do seu longa milionário.

Depois parte-se para a década de 30,onde Hughes compra a TWA e tem a ambição de realizar vôos comerciais internacionais,antes só realizado pela Pan Am.Com dupla feita pelo presidente da Pan Am e pelo Senador Brewster,desenvolve-se uma lei para deixar vôos internacionais só sendo feito por uma companhia aérea.Com o dinheiro do governo para montar seus aviões,e sem entregá-los,Howard é convocado para uma audiência pública (uma das melhores partes do filme).

Nesse mesmo tempo,a obsessão-compulsiva de Hughes está mais aguda,fazendo-o se trancar numa sala de projeções-testes,nu,barbudo,sujo e delirante.Momento que nos faz acreditar em DiCaprio,ou melhor,em Hughes !

Toda a década de 30 e 40 é retrada com muito charme pelo diretor que antes nos oferecia De Niro bêbado brigando pelas ruas de NY.
Mas há uma cena no longa que é pura Scorcese:
o acidente aéreo que Howard Hughes sofre.
A tragédia é literalmente genial,muito bem dirigida por um dos melhores diretores americanos vivos !

Ouvindo a trilha sonora de O Aviador,você sente-se como aquele casalzinho do bombom Sonho de Valsa.

Uma curiosidade um tanto que assustadora,é que no decorrer da projeção,eu me senti confortável com as atitudes e sintomas da doença de Howard Hughes,como por exemplo,nunca abrir porta de banheiro público com as mãos.

"O caminho para o futuro."

Nenhum comentário:

Anteriormente