25.4.05

Herói

Héroi,do mesmo diretor de
O Clã das Adagas Voadoras,
é um espetáculo belíssimo chinês,
com muita filosofia de
antigos guerreiros,
artes marciais,
fotografia excelente e
dinamismo !


Numa China onde um imperador quer unificar os estados para formar um único,três dos melhores assassinos da região querem a cabeça do imperador,assim,honrando o patriotismo.
Se apresenta ao imperador um guerreiro Sem Nome que diz ter assassinado os três guerreiros : Espada Quebrada,Neve que Voa e Céu,trazendo como prova,suas armas de combate.



A história simples,vai se desenrolando numa trama complexa observada por vários ponto de vista até chegar no surpreendente final.
O filme se baseia nos ideiais dos guerreiros orientais,reforçando o peso do amor,ciúmes,honra,patriotismo,sabedoria,equilíbrio,guerra e paz.O que contrói um verdadeiro herói ?
Filme que explora perfeitamente o uso das cores.
O vermelho representa o amor,de todas as formas:possessivo,respeitoso,destrutivo,selvagem,amor pelo trabalho.
Toda essa "cena vermelha" é muito poderosa,pois reflete quase toda a emoção do filme.
As "passagens brancas" reefletem na paz,no equilíbrio e no perdão,entre dois guerreiros.



A direção de Yimou Zhang está impecável,com ótimas e convincentes atuações e com um elenco conhecido no oriente : Jet Li (também conhecido aqui),Ziyi Zhang ( O tigre e o dragão),etc.
Todo esse controle das cores,a abordamento dos ideiais bélicos e patrióticos e complexos exaura de um roteiro muito bem contruído,assim como a trilha sonora,bela e relaxante.As coreografias das lutas também estão ótimas,fazendo você até esquecer que uma pessoa não pode andar sobre a água e nem flutuar no ar.
Mas o ponto alto do filme é sua fotografia belíssima,escolhida entre lugares montanhosos,desertos,florestas,parques com flores,lagos verdes,etc.
O filme implica muito na filosofia do patriotismo,com o ensinamento da "Nossa Terra",defendendo o lugar em que você mora.
Um trabalho muito bem feito,delicado,lindo,excelente.Não foi por acaso que Quentin Tarantino dispobilizou seu nome como produtor para fazer o filme estreiar nos EUA.O filme que deveria estreiar aqui em 2002,recompensa na espera.

Nenhum comentário:

Anteriormente